1. A pipoca já era vendida em feiras e parques nos Estados Unidos no século 19.
No fim desse período, surgiram os primeiros cinemas americanos, e, com eles,
vieram os ambulantes e seus carrinhos com pipoca e guloseimas como o
Cracker Jack, mistura de pipoca, amendoim e açúcar queimado. No começo,
os donos dos cinemas torciam o nariz e achavam que a pipoca distraía os
espectadores dos filmes
2. Por volta de 1920, os cinemas chamaram os ambulantes para vender
pipoca dentro de seu espaço. Com o aperfeiçoamento de máquinas elétricas
de fazer pipoca, como as do americano Charles T. Manley, os cinemas
abririam suas próprias lanchonetes para vender o petisco. A venda de pipoca,
barata, sobreviveu até à Grande Depressão, crise econômica que abalou os
Estados Unidos nos anos 30
3. Nos cinemas multiplex, com várias salas em um mesmo lugar, o comércio
de pipoca, refrigerante e companhia responde por boa parte da grana arrecadada.
Hoje, nos Estados Unidos, as vendas de pipoca chegam a 45% dos lucros dos
cinemas! Os americanos consomem, por ano, 15,12 bilhões de litros de pipoca,
cerca de 51 litros por pessoa. No Brasil, são 80 mil toneladas anualmente.
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